Pular para o conteúdo principal

[Resenha] Poesia faz pensar

Título: Poesia faz pensar
Autor: Vários autores
Organização e comentários: Carlos Felipe Moisés
Editora: Ática Editora
N° de páginas: 136
Classificação: 5/5

Sinopse: O que se esconde na engrenagem dos poemas? Como as palavras combinam as suas mil face?
No segredo dos poemas está a capacidade de fazer sentir. Mas não só. Bons poemas são capazes de fazer pensar. Muitas vezes, comovidos, esquecemos que por trás dos versos há racionalidade, intenção e lógica.
Esta antologia traz poemas de Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Vinicius de Moraes, Fernando Pessoa e Luís Camões, entre outros. Mais do que reuni-los, Poesia faz pensar decifra os poemas junto ao leitor, convidando-o a encaixar as pequenas peças que formam sua engrenagem e a perceber, sem preconceitos, que o raciocínio acompanha as grandes emoções que vivenciamos ao ler poesia.


Resenha

Poesia faz pensar é um livro com poesias selecionadas de muitos poetas famosos, 19 no total.
Contendo 42 poesias de diversos gêneros diferentes, uma mais encantadora que a outra, o livro vem acompanhado de notas e comentários que nos explicam como ler poesia, porque pensar em poesia e o que algumas tem em comum entre si etc.

Eu particularmente nunca tinha terminado de ler um livro de poesias antes, sempre começava e abandonava, esse foi o primeiro que eu li até o final (Viva!). 

Apesar de gostar de poesia, confesso que acho bem difícil essa área da literatura, sempre me deparei com livros que tinham o conteúdo muito complicado e eu nunca parava para pensar no que realmente a poesia queria me transmitir. Esse livro me ajudou bastante, por fim não foi só a poesia que me fez pensar, mas eu também comecei a pensar em poesia.


Minha poesia favorita:
[O amor é fogo que arde sem se ver]


"Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?"
- Luís de Camões

Uma coisa que eu achei muito interessante é que o livro também traz uma breve biografia de todos esses poetas, são histórias diferentes mas por fim todos fizeram da poesia uma arte que nos faz sentir, ao ler cada palavra, grandes emoções.

Onde comprar:

Um livro maravilhoso para quem gosta de poesia!

Comentários

  1. Muito interessante. Também achei esse livro maravilhoso, uma grande descoberta e uma leitura fascinante. Muito bem composto e com textos de comentários percucientes. Gostei de sua análise, apenas achei bastante sintética, poderia se alongar um pouco mais. Vi esse livro na Biblioteca da Escola e pretendo adquirir para fruí-lo melhor, além de publicar parte dessa sua análise no jornalzinho escolar (com os respectivos créditos de autoria). Grato e felicidades ! ! !.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique à vontade para publicar!
      Obrigada e felicidades também =)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Frases] Por lugares incríveis

Selecionei as melhores frases de Por lugares incríveis. O livro é maravilhoso, pra quem não leu eu recomendo!

"Uma das vantagens de parecer inocente é que a gente pode fazer qualquer coisa. As pessoas nunca desconfiam."
"Sou uma bagunça. Não só meu quarto, mas eu mesma. Ninguém gosta de bagunça."
"- Se tem uma coisa que aprendi, é que a gente precisa aproveitar ao máximo."
"- Não dizem que não existe hora melhor que do que o agora? Você melhor do que ninguém deveria saber que só o agora é garantido."
"É mais fácil fazer a coisa certa desde o início para que não tenha que pedir desculpas depois."
"Descobri por experiência própria que a melhor coisa a fazer é não falar o que realmente pensamos. Se não falamos nada, as pessoas concluem que não estamos pensando em nada além do que deixamos que elas vejam."
"Você é todas as cores em uma, em pleno brilho."
"- Às vezes, Ultravioleta, as coisas são como verdade pra gen…

Melhores frases de Não se iluda, não

"Diz que não acredita no amor pra ver se o amor acredita nela..."

"Portão fechado não é convite para novidades."

"Viver na corda bamba vale a pena quando você olha para si mesmo e sabe que pode se segurar."